segunda-feira, 4 de junho de 2012

Minha nova paixão

Nossa...quanto tempo não passo por aqui!!!!! Mas também pudera....Em Maio comecei a fazer alguns cursos de culinária aqui na minha cidade. Um deles é CONFEITARIA! Nunca tinha me arriscado a fazer bolos, doces (só brigadeiros), então resolvi fazer esse curso pra ver se perdia o medo.
Na primeira semana de curso fiquei animadíssima! Comprei logo uma planetária! E depois comprei material para fazer bolo, formas de cupcakes, confeitos, pó para chantilly, espátulas e bicos de confeitar.

Neste fim de semana fiz cupcakes....além de fáceis ficam muito gostosos!!!!!

Então vamos à receita:


Cupcake de chocolate








Ingredientes para a massa:

1. 1 xícara (chá) de chocolate em pó

2. 2 xícara (chá) de açúcar

3. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

4. 2 ovos

5. 1 xícara (chá) de leite

6. 3/4 de xícara (chá) de óleo

7. 1 colher (sopa) de fermento em pó



Para fazer a massa, misture os ingredientes secos em uma tigela grande e os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau. 

Disponha a massa em forminhas especiais (aquelas de cupcake) e leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse os bolinhos por 10 minutos (para saber se eles já estão prontos, insira um palito de dente na massa — ele deve sair limpo).
  Rendimento: 24 unidades.



Bem...vamos às minhas mudanças: Bati os ovos e o açúcar na batedeira em velocidade máxima por 15 minutos para retirar o cheiro do ovo (tenho preguiça de peneirar o ovo), adicionei o óleo e bati mais um pouco. Depois peneirei a farinha, mexendo com colher de pau a cada xícara que colocava. Coloquei duas xícaras de farinha e adicionei o leite, depois coloquei a terceira.  Peneirei o chocolate (usei 50% cacau), misturei bem com colher de pau. Adicionei o fermento e misturei mais um pouquinho.
Ainda não tenho aquelas assadeiras especiais para as forminhas de cupcake, então coloquei em forminhas de alumínio untadas e enfarinhadas, depois transferi para as de papel. Para cobrir escavei um miolinho do bolinho, coloquei recheio dentro e depois fui cobrindo o restante até dar aquele formato. 
Para cobrir fiz brigadeiro (com chocolate 50% cacau), e depois bati chantilly (daqueles pós prontos). 


Não ficaram muito bonitos...mas ficaram gostosos......principalmente o de brigadeiro. Vou ver se acho forminha de empada para colocar as forminhas de papel.


Ah....e aqui teve feira do livro....fucei que fucei nos livros de culinária e acabei comprando um sobre estes bolinhos....diferentes massas.....diferentes recheios......


Vou fazer mais......gostei desses....


Beijos com gostinho de chocolate!!!!

2 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Ficaram lindos e concerteza muito saborosos!
Bjs

Cláu Campos disse...

Lurdes...obrigada pelo comentário....fiquei animada em fazer outros....este fim de semana quero ver se me arrisco em bolos....vamos ver se ficam bonitos!!!!!! Beijos!

Postar um comentário