sábado, 28 de abril de 2012

STROGONOFF DE CARNE

Minha filha, Maria Luisa, quando pequenina não comia nada melecado (palavras dela), nem mesmo macarrão com molho. Sempre me perguntava a quem tinha puxado, pois meu avô veio da Itália na época da imigração! O problema dela é o medo de provar...medo que está acabando depois que foi para a cozinha comigo....Ela não só me ajuda bastante, como também prova tudo quase tudo que oferecemos. Um belo dia resolveu provar o strogonoff e adivinhem: paixão à primeira garfada.
Agora sempre me pede o prato.
Receitas de strogonoff estão aos montes na net...esta receita que vou postar não saiu de nenhum site, aprendi ajudando meu irmão (aquele da postagem do salmão) em um almoço de domingo.
Então vamos lá!

STROGONOFF DE CARNE




Ingredientes:

1. 500 g de filé mignon (ou outra carne de boa qualidade) picadinhos (eu gosto muito de rasgar o filé em pedaços bem fininhos)
2. 2 colheres (sopa) de azeite de boa qualidade e cebola e alho bem picadinhos (a gosto)
3. Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde (a gosto)
4. Molho de tomate (1 sachê)
5. 1 colher (sopa) de katchup (de boa qualidade)
6. 1 colher (sopa) de mostarda (de boa qualidade, eu usei a dijon)
7. 1 colher (sopa) de molho inglês (de boa qualidade)
8. 1 cálice de conhaque (para flambar)
9. Cogumelos champignon (a gosto)
10. Creme de leite (1 caixinha)
11. Batata palha de sua preferência

Modo de preparo:

Refoque o alho e a cebola em azeite até dourar. Acrescente o filé mignon rasgadinho (podemos usar outra carne de boa qualidade também, não esquecendo de picar bem fininha). À medida que a carne vai refogando, um caldinho se formará, recolha todo este caldo de carne em um recipiente e reserve. Quando a carne estiver sequinha, adicione o sal e a pimenta-do-reino, refogue mais um pouquinho. Adicione o conhaque e, com cuidado para não se queimar, coloque fogo na carne com conhaque para flambar. Acrescente o molho de tomate, o caldo de carne reservado, o katchup, a mostarda e o molho inglês e acerte o sal. Coloque o champignon fatiadinho e deixe cozinhar. Reduza o molho ao ponto de molho de macarrão (bem grossinho), acrescente o creme de leite sempre mexendo bem. Prove e corrija o sal se necessário, acrescente o cheiro verde.

Está pronto....sirva com arroz branco e batata palha.

E aquele arroz soltinho no acompanhamento foi feito pela minha filhota (sob minha supervisão, é claro)....ai que orgulho!!!!!! Mas não dizem por aí que filha de peixe.......

Um grande beijo......

Cláu Campos

0 comentários:

Postar um comentário